Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Outros Esportes

COB completa 108 anos com recordes no âmbito esportivo e avanços na gestão

Comitê Olímpico do Brasil tem alcançado bons resultados em todas as áreas de atuação
 

Paulo Wanderley, presidente do COB
Paulo Wanderley, presidente do COB (Crédito: William Lucas/COB)

Por Redação da TNT Sports

O Comitê Olímpico do Brasil comemora mais um aniversário nesta quarta-feira (08). Ao longo dos seus 108 anos, o COB levou o Brasil à conquista de 150 medalhas em Jogos Olímpicos, sendo 37 de ouro, 42 de prata e 71 de bronze, e mais 1.374 em Jogos Pan-americanos.

Em Tóquio 2020, o país fez sua melhor campanha da história dos Jogos e encerrou a competição no 12º lugar do ranking, com recorde de medalhas. Ao todo foram 21: 7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes.

“Temos um papel fundamental no desenvolvimento do esporte do país, oferecendo todo apoio necessário para a preparação de atletas, com o intuito de que eles possam representar bem o Brasil em todas as competições. Nesse sentido, os números mostram que estamos no caminho certo”, analisa Paulo Wanderley, presidente do COB.

Além da evolução no desempenho esportivo, a entidade também tem realizado iniciativas importantes de cunho institucional. Nos últimos meses, o Comitê anunciou a criação da Comissão Mulher no Esporte, lançou o projeto Memória Olímpica, fez campanhas de doação de alimentos para vítimas das chuvas e renovou parcerias importantes no âmbito educacional, com o fornecimento de bolsas para atletas.

“Como entidade, sabemos da nossa missão. Valorizamos a questão institucional e estamos sempre buscando novos acordos ou até mesmo melhorando os que já existem. A instituição tem uma representatividade muito forte, tanto em termos nacionais, quanto internacionais. Queremos usar essa força para promover não só os valores olímpicos, como amizade, respeito e excelência, mas também a educação, a integração cultural e a solidariedade”, completa Paulo Wanderley.

Como alguns exemplos das ações implantadas durante a atual gestão do COB estão: a Reforma do Estatuto Social da entidade ampliando a participação de Atletas na Assembleia de 1 (um) para 19 (dezenove); Criação do Conselho de Administração, do Conselho de Ética do COB e dos Comitês de Integridade e de Conformidade. Além disso, em 2022 serão destinados cerca de R$ 165 milhões dos recursos ordinários da Lei das Loterias às modalidades olímpicas, maior valor para investimento nas modalidades desde a criação da lei, em 2001, e com aumento de 10% em relação a 2021.

Neste ano, o COB também lançou uma sequência de minidocumentários com integrantes do Hall da Fama, disponibilizada no Canal Olímpico do Brasil e no Youtube do Time Brasil. A série deu início às comemorações dos 108 anos do Comitê. Já foram publicados os episódios de Fofão, do volêi, e Aurélio Miguel, do judô. O último vídeo tem como personagem Servílio de Oliveira, do boxe, e foi publicado nesta quarta-feira (8), em uma espécie de presente para os amantes das modalidades olímpicas.

“Todas essas ações são importantes para eternizar aqueles personagens que trouxeram alegrias aos brasileiros, por meio de seu talento e esforço. Esse tipo de reconhecimento também pode servir como motivação para os mais jovens que, ao conhecerem histórias vitoriosas, poderão se inspirar para seguir o mesmo caminho”, enfatiza Rogério Sampaio, diretor-geral do COB.

Mais Vistas