Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

UEFA anuncia que a regra de gols fora será removida a partir da temporada 2021/22

Novo regulamento valerá para todas as competições de clubes da UEFA

Porto se classifica na Champions contra a Juventus pelo gol fora de casa
Porto se classifica na Champions contra a Juventus pelo gol fora de casa - VALERIO_PENNICINO (Getty Images)

Por Redação da TNT Sports

Uma mudança importante vai afetar diretamente os clubes europeus nas próximas temporadas: a de gol qualificado. A UEFA anunciou na manhã desta quinta-feira (24), que a regra do "gol fora" será removida de todas as competições de clubes organizada pela entidade a partir da temporada 2021/22.

Utilizada pela primeira vez pela UEFA em 1965, a regra do gol qualificado como critério de desempate em duelos mata-mata, acontece quando os resultados dos dois jogos, incluindo prorrogação, são iguais - dois empates ou uma vitória para cada lado com a mesma diferença de gols. A norma beneficia, principalmente, os clubes que marcavam mais vezes na casa do adversário.

A nova mudança prevê que os empates em que as duas equipes marcarem o mesmo número de gols nas duas mãos tenham dois períodos de 15 minutos de prorrogação e, se necessário, pênaltis.

A exemplo da regra que foi abolida, a Juventus foi eliminada pelo Porto nas oitavas de final Champions League, mesmo após ter vencido, por 3 a 2, contando a prorrogação. Na partida, o time italiano caiu fora da Champions pelo gol marcado fora de casa.

Mais Vistas