Melhor Futebol do Mundo

Jake Daniels, do Blackpool, da 2ª divisão inglesa, se assume gay

Atacante de apenas 17 anos expôs sua sexualidade publicamente e revelou ter sido bem acolhido pelo clube

Avatar del

Por Redação da TNT Sports

Jake Daniels atua pela base do Blackpool(Divulgação/Blackpool)

Jake Daniels atua pela base do Blackpool | Divulgação/Blackpool

Nesta segunda-feira, o futebol inglês vivenciou um momento histórico. Em entrevista à 'Sky Sports', o atacante Jake Daniels, que atua pelo Blackpool, time da 2ª divisão inglesa, anunciou ao mundo que é gay, se tornando o primeiro jogador a fazer isso - enquanto ainda atua - desde 1990, quando Justin Fashanu fez o mesmo.

Em texto contado de sua perspectiva, Daniels afirmou que pretende ser um exemplo para outros jogadores e torce para que a exposição de sua história possa inspirar outros jogadores, que ainda tenham receio de se assumir membros da comunidade LGBT, a fazer o mesmo.

CLIQUE AQUI E ASSINE A HBO MAX PARA ASSISTIR A TODOS OS JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE!

"Espero que, me assumindo, eu possa ser um exemplo para ajudar outros a se assumirem, caso queiram fazer isso. Só tenho 17 anos, mas estou certo de que é isso que quero fazer e se outras pessoas olharem para mim e sentirem que também podem fazer isso, seria incrível."

Daniels afirmou que se reconhece como um homem gay desde os cinco ou seis anos de idade, mas tentou "disfarçar" sua sexualidade por muitos anos, achando que isso poderia mudar. Mas crava: "Conforme você envelhece, você percebe que não pode simplesmente mudar. Não funciona assim."

O atacante afirma que, antes de contar a seus companheiros, contou para sua mãe e sua irmã, que reagiram sem muita surpresa, adotando o "eu já sabia". Sua família lhe apoiou e o mesmo aconteceu com os jogadores do Blackpool.

"No dia seguinte de ter contado para minha mãe e minha irmã, jogamos com o Accrington [no sub-18] e marquei quatro gols. Isso mostra o alívio que senti. E o Blackpool também tem sido incrível. Estou com eles todos os dias e me sinto seguro. Meus companheiros têm me dado muito apoio e todos estão comigo. Me perguntam várias coisas e a reação deles é brilhante. É a melhor coisa que eu poderia ter pedido.

Todos ficaram um pouco chocados e me perguntaram por que eu não disse antes. Foi uma ótima reação porque mostra o quanto eles se importam. O capitão do time foi uma das principais pessoas para quem contei. Ele me perguntou um monte de coisas e, no fim, só disse: 'Estou orgulhoso de você'. Isso significou muito para mim."

Jake Daniels ainda atua pelas categorias de base do Blackpool, mas já fez sua estreia pelo time principal, atuando em uma partida da Championship na atual temporada. 

Comentários