Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

EXCLUSIVO: Pâmela Dutra renova com Marítimo, fala sobre temporada em Portugal e Champions League

Jogadora brasileira chegou ao time para a temporada de 2021/2022 e renovou até 2023

Pâmela Dutra em partida pelo Marítimo
Pâmela Dutra em partida pelo Marítimo

Por Tayna Fiori

Não é só o futebol feminino brasileiro que vem crescendo e atraindo atletas nos últimos anos, Portugal também passa pela mesma mudança e, por esse motivo, leva jogadoras para brilharem nos gramados de lá, como acontece com Pâmela Dutra.

A meia de 25 anos chegou ao campeonato português na temporada 2021/22 para vestir a camisa do Marítimo, após uma temporada no Napoli, time se Santa Catarina. Ficar longe da família e adaptação foram coisas que pesaram, mas não mudaram o sonho.

"Foi uma junção de vários fatores. Quando surgiu a proposta, eu tinha saído do Napoli, uma proposta interessante. Jogar na Europa era uma coisa que eu almejava muito tempo na minha carreira. Acredito que os meus objetivos e minhas metas, pessoais e profissionais, coincidiram com as do clube", falou em exclusiva à TNT Sports Brasil.

Após sua chegada ao Marítimo, Pâmela tornou-se um grande destaque do time. Ela atuou em 26 partidas, quatro gols marcados e seis assistências, estando presente na seleção da rodada em três oportunidades na temporada. Mas, antes de ir, havia um medo instalado que é comum em muitas brasileiras.

Passando pelos desafios diários e buscando motivação nas pequenas coisas, Pâmela se adaptou e conquistou os profissionais que estavam ao seu lado. Junto com outras brasileiras, a meia levou a beleza do futebol brasileiro novamente para a Europa e foi reconhecida dentro do time por conta disso.

"Temos que mostrar que o Brasil é um lugar respeitado, que o futebol brasileiro merece ter de volta esse conhecimento. Merece oportunidade. Eles olham para o brasileiro com muito respeito em questão de futebol. Questão de inteligência, leitura de jogo, a ginga brasileira, ninguém nunca consegue copiar. O nosso futebol de rua está no nosso sangue", afirmou.

Na temporada atual do campeonato português, o time ficou em quinto colocado não conseguindo a vaga para a próxima temporada da UEFA Champions League Feminina, um dos checks que existem para serem dados na lista da brasileira.

Junto com a Champions, o trabalho também fica para uma possível vaga na Seleção Brasileira Feminina, que atualemente passa por uma reformulação com a técnica Pia Sundhage. A treinadora vem olhando para o campeonato português convocando atletas como Ana Vitória, do Benfica, e Nycole, do Benfica também, antes da lesão.

Essas mudanças estavam sendo esperadas há muito tempo e vem sendo vistas com olhares positivos, como afirma Pâmela em exclusiva à TNT Sports Brasil.

Assim como Pâmela afirma que precisa evoluir, o futebol feminino português também vem aprendendo e recebendo 'dicas' de atletas de fora do país. A busca por títulos e por continuar sendo um destaque na próxima temporada com o Marítimo continua a todo vapor.

Mais Vistas