Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

EXCLUSIVO: Ex-Athletico, Otávio elogia ano do Furacão e não descarta volta ao Brasil: 'Tem possibilidade'

Recuperado de uma grave lesão, volante de 27 anos comemora bom momento no Bordeaux, da França, e deixa futuro em aberto

Otávio em ação pelo Bordeaux pelo Campeonato Francês
Otávio em ação pelo Bordeaux pelo Campeonato Francês (Getty Images)

Por Isaac Simões

O ano de 2021 ficará marcado para sempre na memória do torcedor do Athletico-PR. Campeão da Copa Sul-Americana, o Furacão por pouco não conquistou outra taça na temporada, mas acabou derrotado pelo Atlético Mineiro na decisão da Copa do Brasil.

CLIQUE AQUI PARA ASSINAR A HBO MAX E ASSISTIR A TODOS OS JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE 2021/22!

A mais de 9.000 km de distância de Curitiba, um velho conhecido da torcida do Furacão vibrou com a temporada do clube paranaense: trata-se do volante brasileiro Otávio, que atualmente joga pelo Bordeaux, da França.

Além de ter feito parte das categorias de base do Athletico, o jogador tem em seu currículo o título de campeão estadual de 2016 pelo clube da Arena da Baixada. Em entrevista exclusiva à TNT Sports Brasil, Otávio revelou que tenta ao máximo acompanhar os jogos do rubro-negro e ressaltou que as conquistas dessa temporada eram esperadas.

Depois que eu saí do clube eu virei um torcedor. Sempre que eu posso, quando o horário não atrapalha, eu acompanho os jogos do Athletico, torcendo. Tenho amigos que ainda estão lá até hoje. Foi um ano maravilhoso, claro que no Brasileiro ficou ali na parte de baixo, porque priorizou as Copas, mas foi uma temporada abençoada, com conquistas e merecidíssimas, por tudo que o clube vem evoluindo, se estruturando, uma torcida maravilhosa, boa gestão. Então, era certeza que iriam colher títulos por tudo que está sendo feito."

Vendido pelo Athletico ao Bordeaux em 2017 por 7,5 milhões de euros (R$ 27 milhões, na cotação da época), Otávio se recuperou de uma grave lesão no tendão de Aquiles que o afastou dos gramados por mais de seis meses na temporada passada. Desde que retornou ao time francês ele já atuou em 15 partidas e vem tentando ajudar à equipe a se afastar da zona de rebaixamento do Campeonato Francês, onde ocupa a 15ª posição.

“Tem sido um ano abençoado. Graças a Deus pude voltar depois de uma lesão grave, que foi a de tendão de Aquiles. Voltei antes do previsto, era para retornar em setembro, mas consegui antecipar, após seis meses de recuperação. E tô feliz, porque após uma lesão dessas, muitos demoram a se adaptar ao time novamente, e no meu caso foi rápido. O mais importante é que estou feliz, porque venho tendo uma sequência de jogos e podendo ajudar o Bordeaux".

Otávio pelo Athletico-PR em jogo contra o Millonarios pela Libertadores de 2017 (Foto: Getty Images)
Otávio pelo Athletico-PR em jogo contra o Millonarios pela Libertadores de 2017 (Foto: Getty Images)

Fim de contrato e possibilidades para o futuro

Aos 27 anos, o brasileiro está em reta final de seu contrato com o Bordeaux e, apesar das conversas, ainda não acertou sua permanência com a equipe francesa. Isso significa que, a partir de janeiro, Otávio poderá assinar um pré-contrato com outro clube, se assim preferir.

“A gente ainda não acertou minha ampliação de contrato (com o Bordeaux). Tem algumas possibilidades, algumas coisas que estão pintando, outras que vinham surgindo há algum tempo. Agora que estou na reta final de contrato e posso assinar com qualquer outro clube, isso atrai interesse de várias equipes, mas entrego na mão de Deus. Se eu permanecer no Bordeaux ou se for para outro lugar, tenho certeza que estarei feliz”, disse o jogador, que não descarta um possível retorno ao Brasil.

Antigamente eu tinha um pensamento de jogar até os 30 anos na Europa e depois retornar ao Brasil. Mas, agora com o investimento e estrutura que os clubes brasileiros estão tendo, sem dúvida abre os olhos para qualquer atleta. A gente saiu do país com o planejamento de se firmar em uma grande equipe, se estabilizar financeiramente, mas quando se tem a possibilidade de voltar para o Brasil com um bom contrato, porque não antecipar essa volta? Então, tem sim a possibilidade de voltar ao Brasil, como também a de permanecer aqui na Europa.”

Confronto contra o PSG e Copa do Mundo

No último dia 06 de novembro, o Bordeaux interrompeu uma sequência de três jogos de invencibilidade no Campeonato Francês ao ser derrotado pelo Paris Saint-Germain, dentro de casa, no estádio Matmut Atlantique. No confronto, Neymar e Mbappé roubaram a cena, com o atacante brasileiro marcando duas vezes e o francês completando a vitória por 3 a 2.

Otávio foi titular no duelo e deixou o gramado aos 23 minutos da etapa final, sendo substituído pelo atacante Rémi Oudin. Ele comentou como é enfrentar o time de estrelas do PSG, que não teve Messi por estar se recuperando de lesão no dia.

“Sempre que você joga contra o PSG é uma partida que mexe com o Brasil. Todo mundo está de olho, ainda mais quando tem brasileiro. Recebi mensagens de amigos e de familiares. É uma partida que a gente fica muito motivado porque é contra grandes estrelas do futebol mundial, faltou o Messi porque ele estava voltando de lesão, mas é um jogo que mexe com qualquer atleta e que deixa a concentração a todo vapor para fazer a melhor partida”.

Otávio disputa bola com Mbappé em duelo com o PSG (Foto: Getty Images)
Otávio disputa bola com Mbappé em duelo com o PSG (Foto: Getty Images)

Além disso, o volante também falou sobre o sonho que mantém em disputar uma Copa do Mundo pela seleção brasileira.

“Sem dúvida um dos maiores sonhos, e não só meu, mas de qualquer atleta, é jogar uma Copa do Mundo representando sua seleção. Sempre estarei trabalhando no meu clube, buscando estar em alto nível, porque acredito que a seleção é consequência do seu trabalho no dia a dia. Mas, sem dúvida, é o auge de qualquer atleta chegar à seleção e representar seu país”, finalizou.

O Bordeaux é apenas o segundo clube da carreira profissional de Otávio. Ao todo, o brasileiro acumula 125 partidas disputadas com a camisa do Bordeaux, três gols marcados e cinco assistências.

Com grande atuação de Messi e Mbappé, PSG goleia o Club Brugge

Mais Vistas