Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

EXCLUSIVO: Baresi exalta Ibrahimovic e valoriza Champions League: 'Competição mais importante'

Lenda do Milan destacou a força mental do jogador sueco e mostrou confiança de que o clube italiano pode ir bem na competição

Franco Baresi é considerado um dos maiores ídolos da história do Milan
Franco Baresi é considerado um dos maiores ídolos da história do Milan - Emilio Andreoli (Getty Images)

Por Redação da TNT Sports

Franco Baresi é um dos maiores zagueiros de todos os tempos. Uma lenda do Milan, onde atuou por 20 anos, de 1977 a 1997, o defensor conversou com exclusividade com Clara Albuquerque, correspondente da TNT Sports Brasil na Itália, e falou sobre o clube rossonero na atualidade, exaltando Ibrahimovic, e também sobre a Champions League.

Questionado se teria dificuldades de marcar Ibrahimovic caso ainda fosse jogador, Baresi admitiu que não teria vida fácil contra o sueco e destacou algumas das principais qualidades do atacante.

Você assiste a TODOS os jogos da Champions AO VIVO no HBO MAX! Clique aqui e assine!

"Contra Ibrahimovic, é difícil para todos. Ele tem um fisico que não é fácil de marcar, protege bem a bola, move bem a bola, no tempo certo. Para os defensores não é fácil. Com sua experiência e sua qualidade, ele cria problemas pros defensores."

A força de Zlatan, no entanto, vai muito além do que ele faz com a bola nos pés, destaca Baresi. Para o ex-zagueiro, o psicológico do centroavante também faz uma diferença enorme, influenciando até mesmo seus companheiros.

A chegada do Ibra foi muito importante para os jovens do time porque ele tem uma força mental imensa e, se chegou aos 40 anos assim, é porque tem essa mentalidade vencedora, que faz com que ele se sinta mais forte, até um pouco arrogante, mas uma arrogância positiva, que te permite fazer coisas extraordinárias. Ele é fundamental para os companheiros."

De bicicleta, Ibrahimovic garante a vitória do Milan

No Brasil para a gravação de uma série documental chamada "Facing Fate", que ligará trechos de sua trajetória à vida de outras pessoas - famosas ou não - Baresi também falou sobre a importância da saúde mental de um jogador de futebol.

"A saúde mental é importantíssima no âmbito esportivo, porque se nao está bem, não é possível ter a mente serena e tranquila. Isso influencia na saude fisica, então e fundamental. Essa é a mensagem que queremos passar: se alguém está bem mentalmente, ele terá um rendimento melhor. Depois, é a força mental que te levanta depois de uma lesão, depois de uma atuação ruim".

"A competição mais importante da Europa": o que Baresi, tricampeão da Champions League, tem a dizer sobre a volta do Milan ao torneio

Tricampeão da Champions League nas temporadas de 1988/89, 1989/90 e 1993/94, o ex-jogador valorizou bastante o torneio e ainda destacou que o primeiro título foi o que considerou o mais especial em sua carreira. Naquela ocasião, o time fez a final contra o Steaua Bucareste, da Romênia, no Camp Nou.

"É a competição mais desejada e importante da Europa. Todos os jogadores sentem uma grande emoção e motivação, porque te dá muita visibilidade, muita popularidade e jogar contra grandes clubes é um estimulo enorme."

Tinha muitos anos que o Milan não conquistava a Champions e no contexto [de 1988/89], jogando em Barcelona, com 80 mil torcedores então é um titulo que tenho muitas recordações e que foi muito prazeroso."

Baresi com a "Orelhuda" depois da conquista da Champions League 1988/89 (Foto: Getty Images)
Baresi com a "Orelhuda" depois da conquista da Champions League 1988/89 (Foto: Getty Images)

Pensando exclusivamente no desempenho do Milan na atual edição da competição, Baresi se mostrou esperançoso e ainda indicou que o peso da camisa rossonera - que passou sete anos longe da Champions - pode fazer diferença.

"Acredito que algo influencia, porque jogar em um Milan, um Real Madrid, um Barcelona, em grandes clubes com grande história, que têm uma cultura, uma filosofia... Isso pesa e pesa também para o adversário. O Milan tem uma história nos últimos 20 anos, de um time que deu uma grande volta. E vir ao San Siro não é fácil pra ninguém."

Espero que façamos uma boa participação. Mesmo tendo já perdido a primeira partida, temos que viver a competição da melhor forma, de forma serena e com essa convicção de ir até o fim. Sabíamos que estando no quarto pote do sorteio poderia ser assim. Esse é um time que no momento que ninguém acha que é fácil enfrentar."

O Milan entra em campo pela Champions League na próxima terça (28), para enfrentar o Atlético de Madrid, em casa. Você acompanha a esse jogaço ao vivo no Space e na HBO Max a partir das 15h40.

Henderson decide e Liverpool vence o Milan na Champions; veja os melhores momentos

Mais Vistas