Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Copa do Mundo: tricampeonato da Argentina de Lionel Messi completa um ano; relembre

Seleção comandada por Scaloni faturou o Mundial em duelo histórico contra a França, de Kylian Mbappé, decidido nos pênaltis

Lionel Messi ergue a taça da Copa do Mundo ao lado de seus companheiros
Lionel Messi ergue a taça da Copa do Mundo ao lado de seus companheiros (Getty Images)

Por Redação da TNT Sports

Dezoito de dezembro de 2022. Há um ano, no Estádio Lusail, no Qatar, a Argentina escrevia um dos capítulos mais emocionantes da sua história no futebol. Liderada por Lionel Messi, a seleção comandada por Scaloni vencia a França de Mbappé nos pênaltis, após empate por 3 a 3 nos 120 minutos.

CLIQUE AQUI E SIGA O CANAL OFICIAL DE WHATSAPP DA TNT SPORTS BRASIL!

O enredo foi centralizado, como esperado, em Messi e Mbappé. Aos 35 anos, vindo de quatro Copas sem taça e com a possibilidade de encerrar a sua carreira sem o título mundial, o camisa 10 da Argentina conduziu a equipe ao longo dos seis jogos antes da decisão. Por outro lado, Mbappé, com apenas 23 anos, poderia conquistar a sua segunda Copa de forma consecutiva.

A Argentina foi superior durante boa parte dos 90 minutos. Ainda no primeiro tempo, Di María sofreu pênalti e Messi abriu o placar. Pouco depois, em contra-ataque mortal, foi dos pés do ponta argentino que saiu o segundo gol da partida.

A França parecia perdida, sem saber como reagir à atuação dos sul-americanos. Porém, aos 35 do segundo tempo, Mbappé apareceu e, de pênalti, diminuiu. Um minuto depois pegou de primeira, no ar, e deixou tudo igual.

Atônita, a Argentina só voltou a entender o que acontecia no jogo na prorrogação, quando Messi marcou o terceiro. Minutos depois, a França sofreu mais um pênalti, novamente convertido pelo craque - a partir dali o segundo jogador da história a marcar um hat-trick em final de Copa do Mundo.

Outro personagem apareceria com maior destaque na decisão. No último lance da prorrogação, aos 121 minutos, Kolo Muani teve a chance de dar o tricampeonato aos frances. Porém, Dibu Martínez, que se consagraria com as defesas na disputa por pênaltis, esticou o pé esquerdo para evitar o que seria o quarto gol da equipe de Deschamps.

A disputa por pênaltis foi marcada por uma Argentina fria e decisiva. Ao todo, quatro jogadores converteram as suas respectivas cobranças, enquanto Coman e Tchouaméni, do lado adversário, desperdiçaram os chutes na marca da cal. Coube a Montiel concretizar a vitória por 4 a 2 na disputa por penalidades e fazer a Argentina entoar o grito de campeão.

Montiel celebra a conquista da Copa do Mundo após converter pênalti decisivo contra a França
Montiel celebra a conquista da Copa do Mundo após converter pênalti decisivo contra a França

Eleito o craque da Copa do Mundo de 2022, Messi exaltou a data comemorativa nas redes sociais. Na legenda da publicação, o camisa 10 definiu a conquista como "a loucura mais incrível de toda a sua carreira".

Debe activar el uso de Cookies Sociales para ver el contenido.

Mais Vistas