Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Chile entra na Justiça e pode tomar lugar do Equador na Copa do Mundo

Equador teria jogado as Eliminatórias Sul-Americanas com o lateral direito Byron Castillo, que na realidade é colombiano, e pode perder vaga na Copa do Mundo

Byron Castillo em ação pela seleção equatoriana
Byron Castillo em ação pela seleção equatoriana (Getty Images)

Por Redação da TNT Sports

O Chile buscará a Justiça para tentar reaver a vaga na Copa do Mundo do Qatar, em novembro, que pertence atualmente ao Equador. A 'Roja' contratou o advogado brasileiro Eduardo Carlezzo para defender a seleção local após a polêmica envolvendo o lateral direito Byron Castillo, que teve comprovada sua nacionalidade colombiana.

Castillo, que joga atualmente pelo Barcelona de Guayaquil, teve indentificada uma certidão de nascimento com o nome de seus pais na Colômbia. O documento cita que o jogador, na verdade, nasceu em Tumaco, cidade localizada no litoral do país. Além disso, ele teria nascido em 1995, com o nome de Bayron Javier Castillo Segura. Já a equatoriana dita que ele nasceu em 1998, denominado Byron David Castillo Segura.

Caso a Conmebol, a Fifa e o tribunal esportivo determinem a perda dos pontos da seleção equatoriana, por todos os jogos em que Byron Castillo entrou em campo nas Elimiantórias Sul-Americanas, o Chile se beneficiaria da decisão, terminando na 5ª colocação e se classificando para a repescagem da Copa. Já o Peru subiria à 4ª posição, obtendo a vaga direta ao Qatar.

O Equador terminou a competição na 4ª posição na tabela, garantindo sua volta ao Mundial após oito anos.

Mais Vistas