Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

GUIA DO PAULISTÃO: com reforços de peso, Corinthians é amplo favorito no grupo A

Timão conta com o reforço de Paulinho no renomado elenco e encara o grupo com Água Santa, Guarani e Inter de Limeira

Corinthians, Água Santa, Inter de Limeira e Guarani compõem o grupo A do Paulistão
Corinthians, Água Santa, Inter de Limeira e Guarani compõem o grupo A do Paulistão

Por Victor Duarte

O grupo A do Paulistão é encabeçado pelo Corinthians, maior campeão do estado e um dos grandes favoritos ao título da competição nesta temporada. Além do Timão, que investiu pesado nos reforços para o elenco, a chave ainda conta com Água Santa, Guarani e Inter de Limeira.

Vale lembrar, no entanto, que os times não se enfrentam entre si na primeira fase. Pelo regulamento, as equipes enfrentarão as outras 12 equipes do Paulistão na primeira fase e os dois primeiros colocados se classificam para as quartas de final, nas quais se enfrentam entre si.

Confira, abaixo, um guia completo dos quatro times do grupo:

CORINTHIANS

Maior campeão do Campeonato Paulista, com 30 títulos, o Corinthians chega ao Estadual de 2022 como um dos times que melhor se movimentou nas últimas janelas de transferências. A equipe comandada pelo técnico Sylvinho inicia esta temporada com atletas renomados do futebol brasileiro em seu elenco para tentar esquecer a dolorosa eliminação para o rival Palmeiras na semifinal do Estadual de 2021.

O Corinthians se reforçou com o objetivo de retornar ao caminho dos títulos e inicia a temporada com estrelas como Renato Augusto (contratado em agosto), Giuliano (contratado em julho), Róger Guedes (contratado em setembro), Willian (contratado em agosto) e Paulinho, o mais novo nome de peso do time, que foi anunciado em dezembro. O lateral-esquerdo Bruno Melo, o zagueiro Robson Bambu e o goleiro Ivan também chegaram para integrar o elenco.

O Corinthians estreia no Paulistão 2022 contra a Ferroviária, na próxima terça-feira (25), às 21h (de Brasília), na Neo Química Arena, com transmissão EXCLUSIVA da HBO Max (clique aqui para assinar).

Time-base: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Lucas Piton; Gabriel; Paulinho, Renato Augusto, Willian e Róger Guedes; Jô.

Melhor campanha na história: campeão (30 títulos, sendo o último em 2019).

Melhor jogador: Renato Augusto

Foto: Renato Gizzi/Photo Premium/Gazeta Press
Foto: Renato Gizzi/Photo Premium/Gazeta Press

Em sua segunda passagem pelo Corinthians, o meio-campista de 33 anos mostrou que ainda tem muito futebol para mostrar no Brasil. Contratado pelo clube em agosto de 2021, vindo do Beijing Guoan, da China, Renato marcou quatro gols em 21 jogos na última temporada brasileira e promete ser um dos líderes do elenco estrelado do Timão em 2022.

Opinião do Especialista: Victor Duarte, setorista da TNT Sports

O Corinthians inicia a temporada do futebol brasileiro com um elenco repleto de atletas renomados, principalmente no setor ofensivo. Pela primeira vez, Róger Guedes, Renato Augusto, Willian, Giuliano e Paulinho vão iniciar o ano lado a lado desde a pré-temporada. Com esses reforços, acredito que o Timão seja um dos favoritos para, não só ficar em primeiro no grupo, mas para levantar o título da competição".

ÁGUA SANTA

O Água Santa chega ao Estadual desta temporada com o status de vice-campeão da última Série A2 do Campeonato Paulista. Após o rebaixamento no Paulistão de 2020, a equipe comandada pelo técnico Sérgio Guedes tem o objetivo de se manter na elite do estado e tentar uma vaga em alguma competição nacional para estender o seu calendário nesta temporada.

O Água Santa estreia no Paulistão contra o São Bernardo, na próxima quarta-feira (26), às 15h (de Brasília), no Distrital de Inamar.

Time-base: Matheus Inácio; Leandro Silva, Hélder, Rodrigo Sam e Rhuan; Caíque, Emerson Jr. e Luan Dias; Wesley Pionteck, Dadá Belmonte e Caio Dantas.

GUARANI

Na última temporada, o Guarani chegou perto do acesso à Série A do Brasileirão, mas acabou ficando na 6ª colocação da Série B. Inspirado pela boa campanha, o Bugre optou pela permanência do técnico Daniel Paulista e de boa parte do elenco. Pensando no Paulistão 2022, a equipe alviverde acertou a contratação do meia Giovanni Augusto, que tem passagens por Atlético-MG, Corinthians e Vasco.

O Guarani estreia no Paulistão 2022 contra o São Paulo na próxima quinta-feira (27), às 21h30 (de Brasília), no estádio Brinco de Ouro.

Time-base: Maurício Kozlinski; Diogo Mateus, Ronaldo Alves, Derlan e Bidu; Bruno Silva, Índio, Rodrigo Andrade e Giovanni Augusto; Júlio César e Lucão do Break.

Melhor campanha na história: vice-campeão (1988 e 2012)

INTER DE LIMEIRA

A Inter de Limeira não fez uma boa Série D do Brasileirão em 2021, ficando em 5º lugar no grupo 7 e não conseguindo a classificação para a segunda fase da competição. Para esta temporada, a equipe comandada pelo técnico Vinícius Bergantin busca se manter na elite estadual. O clube de Limeira conta com os reforços de Matheus Galdezani e Osman para o torneio, além de um novo CT para treinos.

A Inter de Limeira estreia no Paulistão 2022 contra o Santos na próxima quarta-feira (26), às 19h (de brasília), no Major Levy Sobrinho.

Time-base: Lucas Frigeri, Léo Duarte, Rodolfo Filemon, Xandão e Rafael Carioca; Matheus Galdezani, Johny Douglas e Felipe Baxola; Geovane, Osman e Ronaldo.

Melhor campanha na história: campeão (1986)

Mais Vistas