Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Flamengo envia ofício à CBF pedindo que os jogos sejam suspensos durante Data Fifa em 2022

Documento inclui outras 24 sugestões feitas pela cúpula rubro-negra

Mandatários rubro-negros pedem mudanças em algumas regras para a temporada de 2022
Mandatários rubro-negros pedem mudanças em algumas regras para a temporada de 2022 (Alexandre Vidal/Flamengo)

Por Redação da TNT Sports

Nesta sexta-feira (22), o Flamengo enviou ofício à CBF dando sugestões para a próxima temporada. Muito afetado pelas convocações durante a temporada, um dos pedidos principais é a suspensão de partidas do futebol nacional que estejam marcadas para acontecer em Datas Fifa. A informação foi dada inicialmente pelo site 'Globoesporte' e confirmada pela reportagem da TNT Sports.

O documento com sugestões para o Regulamento Geral de Competições da temporada 2022 também pede que os clubes tenham o direito de alterar a data de suas partidas em caso de jogadores convocados.

Além disso, a cúpula flamenguista também pede que, em caso de impossibilidade de adiar partidas, como por exemplo, por falta de datas disponíveis, que fique estabelecido que as equipes não sejam obrigadas a ceder seus jogadores para as seleções.

Outros temas foram abordados no documento, como por exemplo o limite de clubes pelo qual um jogador pode atuar na mesma temporada. Atualmente, o jogador pode defender apenas duas equipes diferentes durante o ano. A divulgação dos áudios da cabine do VAR junto da súmula dos jogos é outro pedido dos flamenguistas.

O Flamengo é um dos clubes que mais sofreu e reclamou de convocações durante o ano. Na última Data Fifa, Everton Ribeiro e Gabigol defenderam a seleção brasileira, enquanto Isla e Arrascaeta foram convocados por Chile e Uruguai, respectivamente. O meia, inclusive, se lesionou servindo a seleção uruguaia e vem desfalcando o Rubro-Negro.

Outro episódio envolvendo o tema foi o das Olimpíadas, quando os cariocas não quiseram liberar o atacante Pedro para defender a seleção olímpica. Naquela altura, a equipe sofria com outros desfalques, incluindo a convocação de jogadores para a seleção principal.

Abaixo você confere todas as 25 sugestões feitas pelo clube carioca:

  • Que as decisões tomadas pelos administradores do futebol brasileiro sejam norteadas e concretizem efetivamente os Princípios da integridade, ética, continuidade e estabilidade das competições, do fair play (jogo limpo) desportivo, da imparcialidade, da verdade e da segurança desportiva, buscando assegurar a imprevisibilidade dos resultados, a igualdade de oportunidades, o equilíbrio das disputas e a credibilidade de todos os atores e parceiros envolvidos.
  • Que as demandas que surgirem no decurso das competições, e não previstas no RGC, devem ser submetidas a votação e aprovação pelos Clubes. Não deve ser admitido que a CBF tome decisões de forma isolada e as imponha aos Clubes sem qualquer critério democrático de aprovação.
  • Que a exploração comercial feita pelos Clubes nos estádios, desde que não conflite com o direito de exploração comercial da CBF, não deve ser submetida à anuência prévia da CBF.
  • Que direitos cedidos pelos Clubes a terceiros ou objeto de contrato vigente firmado, são direitos pertencentes ao Clube, que deve ter a liberdade de dele dispor da forma que lhe for pertinente, sem necessidade de obrigatória anuência da organizadora do campeonato.
  • Que os Clubes não devem ser obrigados a cumprir e atender integralmente todos os acordos comerciais firmados ou autorizados pela CBF em suas competições. Não há como o Clube ser o obrigado a se comprometer integralmente de acordos e composições comerciais das quais não é parte, deve ser admitida exceção para que seja respeitada a liberdade de negociação dos Clubes.
  • Que é preciso que a organização da competição garanta a padronização dos campos de jogos por meio de critérios técnicos e objetivos.
  • Que a irrigação seja obrigatória.
  • Que será suspensa a realização de partidas dos campeonatos nacionais durante o período de Datas FIFA.
  • Que a convocação de atletas para integrar seleções nacionais assegura aos seus Clubes o direito de alterar as datas de suas partidas em competições.
  • Que nas datas FIFA e Competições Oficiais Internacionais, é obrigatória a cessão de atletas para suas respectivas Seleções Nacionais, de qualquer categoria exceto se o Clube que tenha atleta convocado, não tenha suas partidas em campeonatos nacionais adiadas.
  • Que o prazo para solicitação de modificação da tabela da competição seja reduzido para 7 (sete) dias da data da programação original da partida.
  • Que a transferência da partida para outro Estado não deve se submeter à concordância do Clube visitante.
  • Que seja reduzido o limite para transferência de Estado das partidas apara apenas as duas últimas fases (semifinais e finais).
  • Que a pré-temporada, que é totalmente independente de qualquer competição, não deve ser objeto de aprovação pela Diretoria de Competições da CBF.
  • Que seja ampliado o número de Clubes a que um jogador possa atuar numa mesma temporada.
  • Que os áudios das cabines de “VAR” sejam divulgados após as partidas juntamente com a súmulas arbitrais.
  • Que os dispositivos do Regulamento que tratam de “AV” passem a fazer menção também ao “VAR” (Árbitros Assistentes de Vídeo).
  • Que os Clubes tenham a liberdade de firmar contrato de seguro, que são deduzidos do borderô, com a seguradora de sua preferência, não sendo obrigados a contratar a seguradora contratada pela CBF.
  • Que os Clubes não sejam obrigados a fornecer gratuitamente à CBF ingressos do setor Tribuna de Honra para autoridade do segmento esportivo.
  • Que os Clubes não sejam obrigados a fornecer gratuitamente à CBF ingressos para patrocinadores dos campeonatos.
  • Que a ativação promocional do Clubes no campo de jogo ou seu entorno não necessitem de autorização expressa Diretoria de Competições da CBF, desde que não conflitem com os patrocinadores da competição.
  • Que os contratos de transmissão, retransmissão ou reprodução de imagens firmados pelos Clubes com terceiros não tenham que ter suas cópias remetidas à CBF, nem obriguem os Clubes a permitir a participação da CBF nos contratos, ainda que como anuente, pois este é um direito exclusivo do clube detentor do mando de campo, conforme previsão legal, que pode dele livremente dispor.
  • Que os casos omissos, deixem de ser resolvidos exclusivamente pela Diretoria de Competições da CBF e passem a ser resolvidos com participação e poder decisório dos Clubes, de forma a tornar a decisões mais democráticas e transparentes.
  • Que os campeonatos regionais tenham seu início no primeiro dia de início da temporada do futebol brasileiro, visando o melhor aproveitamento do período de temporada que possui uma alta quantidade de partidas e ainda terá Copa do Mundo da FIFA e a conclusão de suas eliminatórias.
  • Que as convocações do Conselho Técnico se deem com antecedência mínima de 8 (oito) dias úteis de sua realização, com a divulgação da pauta a ser analisada de forma a torna-lo um instrumento mais efetivo nas tomadas de decisões integradas.

Mais Vistas