Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Flamengo deve inscrever Gabigol na Libertadores mesmo com punição

Clube entrará com recurso no CAS para tentar a liberação do atleta após punição por fraude de exame antidoping

Gabigol deverá ser inscrito na Libertadores pelo Flamengo
Gabigol deverá ser inscrito na Libertadores pelo Flamengo (Delmiro Junior, Photo Premium/Gazeta Press)

Por Redação da TNT Sports

O Flamengo deve inscrever Gabriel Barbosa na Libertadores da América de 2024 mesmo após o anúncio da punição de dois anos por fraudar o exame antidoping, em abril do ano passado. A informação foi dada primeiramente pelo portal 'ge'.

O Rubro-Negro tem até esta sexta-feira (29) para enviar os nomes dos jogadores inscritos na principal competição da América do Sul e a lista deverá constar o seu atual camisa 10. O clube está otimista e entende que conseguirá a liberação do atleta na apelação ao CAS (Corte Arbitral do Esporte), na Suíça. Assim, ele estaria disponível para atuar durante a procura pelo tetracampeonato.

O Flamengo, aliás, não irá suspender o contrato de Gabigol, apesar da existência de uma brecha jurídica que permite que o clube suspenda o contrato com o jogador. Nos últimos meses, Flamengo e Gabigol conversavam tentando alinhar uma renovação de contrato. As conversas para acerto do novo vínculo ficarão em segundo plano neste momento.

Entenda a punição a Gabigol

Gabriel Barbosa foi suspenso por dois anos por tentativa de fraude do exame antidoping. A pena começou a valer a partir de abril de 2023, ou seja, ele poderá ficar parado até abril de 2025. Ela foi aprovada por placar apertado no julgamento: 5 a 4. Gabigol foi acusado por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que faz referência a "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle". O código prevê suspensão de até quatro anos em caso de condenação, portanto Gabi teve, teoricamente, sua punição atenuada.

A denúncia ao jogador foi realizada em dezembro, e a defesa foi enviada no final de janeiro deste ano. Gabi foi defendido pela equipe do advogado Bichara Neto, que também esteve junto com Paolo Guerrero quando o peruano foi punido por doping nos tribunais da Fifa, em 2017.

O caso de Gabigol aconteceu no dia 8 de abril de 2023, quando o atacante foi acusado de demorar para a realização do exame e não seguir os procedimentos indicados.

Mais Vistas