Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Champions League

Uefa aprova mudanças no formato da Champions para 2024 com vagas extras por desempenho

Competição passará a ter 36 equipes em sua fase inicial 

Uefa confirma mudanças no formato da Champions a partir de 2024/25
Uefa confirma mudanças no formato da Champions a partir de 2024/25 - Pierre Albouy - UEFA (2022 UEFA, UEFA)

Por Redação da TNT Sports

A Uefa aprovou nesta terça-feira (10) mudanças no formato da Champions League, a partir da temporada 2024/25. A entidade máxima do futebol europeu decidiu abrir mais quatro vagas extras para a competição, que passará a contar com 36 equipes em sua fase inicial, e não mais 32 como é atualmente.

CLIQUE AQUI E ASSINE A HBO MAX PARA ASSISTIR A TODOS OS JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE!

A atual fase de grupos disputada em oito grupos com quatro clubes em cada deixará de existir, e dará lugar a uma espécie de liga, com as 36 equipes disputando vaga nas oitavas de final. Segundo a Uefa, cada time disputará agora oito partidas na nova fase inicial, sendo quatro em casa e quatro fora.

Após a disputa, os oito melhores classificados avançam direto para o mata-mata, enquanto os clubes que terminarem entre nono e 24º vão precisar disputar um playoff para chegar às oitavas de final. As equipes que concluírem a primeira fase entre 25º e 36º estarão eliminadas da Champions.

Em relação as novas quatro vagas adicionais, a Uefa informou que uma delas será destinada ao clube quinto colocado do campeonato que ocupa a 5ª posição do ranking da entidade. Atualmente é o Campeonato Francês.

Outra vaga virá dos playoffs da pré-champions, no chamado "caminho dos campeões", que só terão campeões nacionais. Os dois últimos classificados serão clubes que pertençam a federações que obtiveram o melhor desempenho na última edição da Champions. Atualmente é a Inglaterra e Holanda.

Além da Champions, a Uefa também informou que as mesmas mudanças ocorrerão na Europa League e Conference League.

Real Madrid 3x1 Manchester City: Rodrygo faz milagre e Real vai à final da Champions League

Mais Vistas