Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Champions League

Guia das oitavas de final da Champions League 2021/22: Veja como chegam os 16 times

Jogos começam nesta terça-feira (15) e você vai acompanhar tudo ao vivo na HBO Max, na TNT e no Space

Mata-mata da Champions League começará nesta terça (15)
Mata-mata da Champions League começará nesta terça (15) - Richard Juilliart - UEFA (UEFA)

Por Gabriel Menezes e Isaac Simões

Nesta terça-feira (15), a maior Champions de todos os tempos fará seu retorno com os jogos de ida das oitavas de final. Logo de cara, alguns dos favoritos para o título entrarão em campo. Sabendo da importância das partidas, a TNT Sports Brasil preparou um guia especial para você ficar totalmente por dentro de como os 16 times que disputarão o mata-mata chegam para esta fase.

Antes de mais nada, vale relembrar as regras para os confrontos: os times se enfrentam em partidas de ida e volta e, pela primeira vez nos últimos anos, os gols marcados fora de casa não serão adotados como critério de desempate. Em caso de igualdade após o tempo regulamentar, os times disputarão prorrogação e, se necessário, pênaltis.

Você assistirá tudo da fase final da UEFA Champions League ao vivo na telinha da TNT, do Space e da HBO Max. Abaixo, você confere as informações de cada clube, separadas por confronto e em ordem de disputa dos jogos.

Você assiste a TODOS os jogos da Champions AO VIVO no HBO MAX! Clique aqui e assine!

Paris Saint-Germain x Real Madrid

Dois dos times que entram como favoritos à conquista da Champions League, PSG e Real vivem momentos distintos. Apesar de ambos liderarem seus campeonatos nacionais, os espanhóis têm encantado, enquanto que os parisienses são até mesmo alvo de protestos de sua torcida.

Sem Sergio Ramos - pelo menos para o jogo de ida - o PSG chega às oitavas de final depois de apresentar um futebol abaixo do que muitos esperavam. O trio Messi, Neymar e Mbappé pouco atuou junto desde o início da temporada e o Paris, além de tudo, não conseguiu a 1ª colocação do Grupo A da Champions, ficando atrás do Manchester City.

O técnico Mauricio Pochettino chega ao confronto extremamente pressionado e já há especulações de que, caso o clube francês seja eliminado nas oitavas de final - muito aquém do que se esperava - o comandante pode ser demitido. Eliminado nas oitavas de final da Copa da França pelo Nice, resultado considerado um vexame em Paris, o PSG ainda está invicto em 2022, mas não convence: foram cinco vitórias e dois empates (contra Lyon e Nice).

Com grande atuação de Messi e Mbappé, PSG goleia o Club Brugge

E o Real Madrid?

Por outro lado, Carlo Ancelotti fez o Real Madrid dominar seu grupo na primeira fase da Champions. Com apenas três gols sofridos, o clube teve a melhor defesa da fase de grupos - ao lado do Bayern de Munique - e só não passou com 100% de aproveitamento por conta da derrota surpreendente para o Sheriff, da Moldávia, na segunda rodada do torneio.

Os merengues, vale dizer, já conquistaram um título em 2022, ao vencer a Supercopa da Espanha. No entanto, a eliminação na Copa do Rei, para o Athletic Bilbao, foi uma decepção. O clube tem seis vitórias, dois empates e duas derrotas neste ano.

Apesar de terem sido relacionados, tanto Karim Benzema quanto Neymar são dúvidas para a partida e não se sabe se terão condições de jogar 90 minutos. Apesar disso, os dois clubes levam força praticamente total para o jogo de ida, no Parque dos Príncipes.

Você assiste a essa partida a partir das 15h30 desta terça-feira (15), ao vivo na TNT (Canal 108/508 (SKY), 151/651 (NET e Claro), 48/548 (Oi), 648/100/657/892 (Vivo) e na HBO Max.

Real Madrid 2x0 Inter de Milão: Veja os melhores lances do jogo pela Champions

Sporting x Manchester City

Vice-campeão da última edição da Champions League, o Manchester City vive, nesta temporada, uma das melhores fases desde que Pep Guardiola assumiu o clube. Líder absoluto da Premier League e 1º colocado do Grupo A na competição continental, os Cityzens parecem imparáveis.

Favoritíssimo para vencer o confronto segundo o elenco da TNT Sports Brasil, os Cityzens terão os desfalques de Jack Grealish, Gabriel Jesus e Cole Palmer, como adiantado pelo próprio Guardiola, mas chegam em ótima fase para o confronto contra os lusitanos.

O City acumula seis vitórias e um empate em 2022, tendo marcado incríveis 18 gols e sofrido apenas quatro neste ano. Com a confiança em alta, o clube tentará avançar às quartas e repetir o bom desempenho da temporada passada.

Graças a gol de Gabriel Jesus, Manchester City vence o PSG de virada; veja os melhores momentos

Como chega o Sporting?

Vice-líder do Campeonato Português nesta temporada e ainda tentando alcançar o Porto, o Sporting conseguiu uma classificação "surpreendente" e deixou o Borussia Dortmund de Erling Haaland para trás no Grupo C da Champions League.

Pedro Gonçalves, artilheiro do time na competição internacional, é dúvida para começar a partida, tendo se recuperado de lesão recentemente, mas está entre os relacionados. Destacam-se entre os nomes do elenco do Sporting os atacantes Paulinho (12 gols) e Sarabia (11 gols), além de Sebastián Coates, xerifão da defesa e 5º jogador com mais tentos na temporada: são cinco para o zagueiro.

O Sporting, a exemplo do Real Madrid, também já levantou uma taça em 2022. O clube bateu o Benfica na final da Taça da Liga Portuguesa e conquistou o título no fim de janeiro. Neste ano, os lisboetas jogaram nove vezes, com seis vitórias, um empate e duas derrotas.

Este jogo terá transmissão a partir de 16h45 desta terça (15), ao vivo e exclusiva do Space (Canal 110/510 (SKY), 154/654 (NET e Claro), 68/569 (Oi), 649/101/366/891 (Vivo) e da HBO Max.

Sporting vence o Borussia Dortmund e elimina o time alemão

Inter de Milão x Liverpool

Um dos duelos mais pesados das oitavas de final, Inter de Milão x Liverpool terá nove títulos de Champions League em campo, sendo três pelo lado italiano e seis pelos ingleses.

Atual campeã italiana, a Internazionale ocupa a vice-liderança da Serie A nesta temporada, apenas um ponto atrás do Milan e com um jogo a menos, brigando novamente pelo caneco nacional. Na Champions, a equipe perdeu apenas para o Real Madrid na fase de grupos e se classificou sem muitos sustos na segunda posição do Grupo D.

O clube comandado por Simone Inzaghi contará com o retorno do zagueiro Alessandro Bastoni, fundamental para seu sistema defensivo, mas ainda não poderá ter o alemão Robin Gosens, contratação da última janela de transferências, disponível ao treinador. O ala segue lesionado, tal como Joaquín Correa, que costuma ser opção para o banco de reservas. Barella, suspenso, também não poderá atuar.

A fase da Inter, no entanto, tem sido irregular. Apesar de ter vencido cinco dos seus oito jogos em 2022, o clube tem sofrido "mais do que deveria", com vitórias magras por apenas um gol de diferença em quatro destes triunfos.

Sheriff 1x3 Inter de Milão: Veja os melhores momentos do jogo pela Champions League 

Já o Liverpool...

Com um ataque poderosíssimo, que conta com o trio Salah, Mané e Firmino, além do português Diogo Jota, os Reds estão invictos em 2022. Foram nove jogos disputados, com sete vitórias, dois empates, 20 gols marcados e cinco sofridos.

O time também passou pela fase de grupo invicto e, além disso, vencendo todas as suas partidas, sendo um dos únicos três clubes a conseguir o feito na maior Champions de todos os tempos (Ajax e Bayern são os outros dois). Foram seis triunfos no "grupo da morte", que também tinha Atlético de Madrid, Porto e Milan.

Falando em Porto, vale ficar de olho no atacante Luis Díaz, que deixou o time lusitano e chegou ao clube inglês no fim da janela de transferências de janeiro e já fez dois jogos pelo Liverpool, ainda sem marcar gols. Pela equipe portuguesa, foram 16 tentos em 28 jogos na atual temporada.

Você assiste a essa partida a partir das 15h30 de quarta-feira (16), ao vivo na TNT (Canal 108/508 (SKY), 151/651 (NET e Claro), 48/548 (Oi), 648/100/657/892 (Vivo) e na HBO Max.

Milan 1x2 Liverpool: Veja os melhores momentos do jogo pela Champions League

RB Salzburg x Bayern de Munique

O confronto entre RB Salzburg e Bayern de Munique coloca frente à frente dois times com histórias opostas na Champions League. Os austríacos estão pela primeira vez no mata-mata da competição, enquanto que os bávaros já venceram o torneio seis vezes.

Até por isso, o time alemão é considerado amplo favorito para o confronto e chega para o jogo de ida, nesta quarta (16), com a melhor campanha da Champions. Na fase de grupos, foram seis jogos, seis vitórias, 22 gols marcados e apenas três sofridos, registrando o melhor ataque e a melhor defesa do torneio, ao lado do Real Madrid.

Para o confronto pelas oitavas de final, o Bayern não terá alguns jogadores importantes, como Manuel Neuer, que operou o joelho no início deste mês, Alphonso Davies, que ainda se recupera de uma miocardite causada pela COVID-19, Leon Goretzka, com problemas no joelho, e Jamal Musiala, que cumpre isolamento por ter testado positivo para COVID-19.

Líder da Bundesliga, o clube chega ao jogo contra o RB Salzburg depois de tropeço surpreendente no certame alemão, ao perder para o Bochum por 4 a 2. Esta, aliás, foi a 2ª derrota do clube no ano (a outra foi um 2 a 1 para o Mönchengladbach). Ainda assim, o histórico recente é positivo: são três vitórias e duas derrotas.

Barcelona é atropelado pelo Bayern e é eliminado da Champions; veja os melhores momentos

E o RB Salzburg?

Soberano no futebol austríaco - tal como o Bayern na Alemanha - o RB Salzburg tem apenas uma derrota na Bundesliga de seu país nesta temporada. O clube, aliás, pouco jogou em 2022. Foram apenas dois jogos competitivos, contra LASK Linz e Rapid Viena, e duas vitórias.

A falta de ritmo de jogo pode ser um problema para a equipe austríaca, que tem um elenco bastante jovem e confia em sua dupla de ataque com Karim Adeyemi (20 anos e 18 gols na atual temporada) e Noah Okafor (21 anos e 12 gols).

Este jogo terá transmissão a partir de 16h45 desta quarta (16), ao vivo e exclusiva do Space (Canal 110/510 (SKY), 154/654 (NET e Claro), 68/569 (Oi), 649/101/366/891 (Vivo) e da HBO Max.

Salzburg vence e se classifica às oitavas; veja os melhores momentos

Chelsea x Lille

Atual campeão da Champions, o Chelsea foi um dos poucos clubes que não contratou na janela de janeiro. O time inglês chega ao mata-mata após uma fase de grupos regular, mas que não terminou do modo que Thomas Tuchel esperava, já que os Blues não fecharam o Grupo H na liderança, ficando atrás da Juventus por uma diferença de dois pontos.

Aliás, a goleada por 4 a 0 sobre a Velha Senhora na penúltima rodada da fase classificatória, que garantiu os ingleses nas oitavas da Champions, foi o grande jogo do Chelsea até o momento. Ao todo, o time londrino teve uma campanha com 4 vitórias, um empate e uma derrota, justamente para a Juve, em Turim, na 2ª rodada.

Elogiado pela solidez no sistema defensivo, o Chelsea de Thomas Tuchel conseguiu manter uma boa apresentação no setor, e dividiu com o Lille (adversário das oitavas) a segunda melhor defesa da atual Champions, com apenas 4 gols sofridos. No ataque, Lukaku não brilhou. O principal reforço da temporada marcou apenas dois gols, enquanto Timo Werner aparece como artilheiro da equipe, com três tentos, dos 13 anotados na primeira fase.

Os números do Chelsea colocam o time inglês como um forte candidato no confronto contra os franceses. Apesar de sofrer com casos de covid e o cansaço devido a maratona de jogos em dezembro, os Blues venceram 10 das 16 partidas que disputaram. Dentre elas, os confrontos contra Al-Hilal e Palmeiras, que deram o primeiro título mundial da história do clube. O time está em 3º na Premier League.

Chelsea goleia a Juventus e avança na Champions; veja os melhores momentos

E o Lille, como chega?

Do lado do Lille, a história é bem diferente. Longe da grande temporada que lhe sagrou campeão francês em 2020/21, o clube vem tropeçando na Ligue 1. O time é apenas o 10º colocado e está a 24 pontos atrás do líder Paris Saint-Germain. Dos últimos nove jogos disputados, desde a pausa da Champions, foram apenas 4 vitórias conquistas.

Diante da situação, a equipe se reforçou na janela de inverno europeu, trazendo o experiente meia-atacante Ben Arfa (ex-PSG) e o atacante Edon Zhegrova, que estava no Basel, da Suíça. Mas quem é a esperança de gols dos Les Dogues é o canadense Jonathan David. O centroavante é o artilheiro do time na temporada com 16 gols marcados, três deles na Champions, o que também deixa o camisa 9 na liderança do quesito.

David foi um dos grandes responsáveis pela classificação do Lille ao mata-mata da competição, sendo decisivo nas vitórias sobre o Sevilla (fora de casa) e o RB Salzburg, que garantiram a liderança do Grupo G aos franceses. Foram 3 vitórias, 2 empates e somente uma derrota.

Você assiste a essa partida a partir das 15h30 da próxima terça-feira (22), ao vivo na TNT (Canal 108/508 (SKY), 151/651 (NET e Claro), 48/548 (Oi), 648/100/657/892 (Vivo) e na HBO Max.

Wolfsburg 1x3 Lille: Veja os melhores momentos do jogo pela Champions League

Atlético de Madrid x Manchester United

Atlético de Madrid e Manchester United voltam a se encontrar em um mata-mata de Champions League. As duas equipes chegam com situações parecidas, visto que ambas tentam entrar no G4 tanto de LaLiga quanto da Premier League, e estão na 5ª posição de suas respectivas tabelas.

Contudo, o Atleti de Diego Simeone chega para o confronto com um clima mais tranquilo, apesar de quase ter sido eliminado na fase de grupos. A vaga só veio na última rodada, quando precisou bater o Porto, em Portugal, para avançar em 2º no grupo B, atrás do invicto Liverpool. Foram apenas dois triunfos e um empate conquistados, contra três derrotas dos espanhóis nas seis partidas jogadas.

Sem grandes movimentações na janela de transferências de janeiro, o Atlético seguirá apostando na forte marcação, característica de seu treinador, aliada à eficiência no ataque, comandado por Luis Suárez, para chegar às quartas de final.

Porto 1x3 Atlético de Madrid: Veja os lances da classificação espanhola na Champions

Em crise, como chega o United?

O United, por sua vez, não sabe o que é vencer há três partidas e ainda foi eliminado para o Middlesbrough, da 2ª divisão inglesa, na Copa da Inglaterra, em pleno Old Trafford. Cristiano Ronaldo e Jadon Sancho, principais contratações da temporada, seguem com os holofotes dos Red Devils, mas somente o português até o momento vem sendo o destaque.

Aliás, dos onze gols marcados na fase de grupos da Champions, seis foram de CR7, artilheiro do clube na competição e principal responsável pela classificação do United na liderança do Grupo F, com 11 pontos, um a mais que o Villarreal, vice-líder. No entanto, o português vive uma longa seca de sete jogos e ainda não fez nenhum gol em 2022, algo que o fez virar alvo de críticas do treinador Ralf Rangnick.

Este jogo terá transmissão a partir das 16h45 de terça-feira (22) ao vivo e exclusiva do Space (Canal 110/510 (SKY), 154/654 (NET e Claro), 68/569 (Oi), 649/101/366/891 (Vivo) e da HBO Max.

Cristiano Ronaldo salva o United mais uma vez; veja os melhores momentos da vitória sobre o Villarreal

Villarreal x Juventus

Classificada em primeiro no Grupo H, a Juventus chega para o confronto com o Villarreal sem perder há mais de um mês. A última derrota foi justamente para a Internazionale na decisão da Supercopa da Itália. Desde então, a Velha Senhora entrou em campo em seis oportunidades e venceu quatro delas, empatando outras duas vezes.

Ainda em busca de um substituto para Cristiano Ronaldo na equipe, a Juve se reforçou e trouxe Dusan Vlahovic, artilheiro do Campeonato Italiano, que estava na Fiorentina. O novo reforço já balançou as redes com a camisa bianconera e vai dar trabalho ao Villarreal atuando ao lado de Dybala.

Juventus vence o Malmö e garante classificação na 1ª posição do Grupo H da Champions; veja os melhores momentos

Como vem o Villarreal?

Mas se a Juve foi a líder da sua chave, o Villarreal também teve destaque pelo Grupo F, perdendo a chance de avançar na ponta da tabela na penúltima rodada, quando perdeu para o Manchester United, graças a uma grande atuação de Cristiano Ronaldo, na Espanha.

Gerard Moreno e Arnaut Danjuma são os principais nomes do ataque do Submarino Amarelo. Se o primeiro é o artilheiro do clube em LaLiga, com oito gols marcados, o último foi um dos responsáveis pelas três vitórias da equipe na Champions e é o artilheiro do time na competição, com quatro gols marcados.

Você assiste a essa partida a partir das 15h30 de quarta-feira (23), ao vivo na TNT (Canal 108/508 (SKY), 151/651 (NET e Claro), 48/548 (Oi), 648/100/657/892 (Vivo) e na HBO Max.

Benfica x Ajax

Dono de uma das melhores campanhas da Champions, o Ajax chega forte às oitavas de final. O clube holandês não deu chances aos adversários do Grupo C e comandou de ponta a ponta a chave, terminando com 100% de aproveitamento, 20 gols marcados e apenas cinco sofridos.

Em grande fase, o atacante Sébastien Haller vem sendo um dos principais destaques da competição, com incríveis 10 gols marcados, superando, inclusive, Robert Lewandowski na artilharia.

Além da Champions, o Ajax também lidera o Campeonato Holandês com cinco pontos de vantagem para o PSV, e sequer perdeu em 2022. Desde a pausa da Champions, o time venceu nove das dez partidas disputadas. Se por um lado o brasileiro Antony é uma das estrelas da equipe, David Neres foi a única baixa, negociado junto ao Shakhtar Donetsk.

Ajax 4x2 Sporting: Veja os melhores momentos do jogo pela Champions League

O Benfica, por sua vez...

Diante de um adversário poderoso, o Benfica vai tentar mostrar que pode surpreender mais uma vez. Os Encarnados mostraram força no Grupo E, e apesar de não terem conseguido superar o Bayern, desbancaram o Barcelona, graças a uma vitória por 3 a 0 sobre os catalães no Estádio da Luz, na 2ª rodada.

A classificação em 2º no grupo veio na rodada final, quando o time bateu o Dínamo de Kiev por 2 a 0, em Lisboa, com gols de Gilberto e Yaremchuk, para chegar ao mata-mata. Sem Jorge Jesus, demitido no fim do ano passado, o clube português conta com a boa fase de Darwin Núñez para tentar superar o Ajax e se classificar.

Este jogo terá transmissão a partir das 16h45 de quarta-feira (23) ao vivo e exclusiva do Space (Canal 110/510 (SKY), 154/654 (NET e Claro), 68/569 (Oi), 649/101/366/891 (Vivo) e da HBO Max.

Benfica vence o Dínamo de Kiev e se classifica na Champions; veja os melhores lances

Mais Vistas