Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Planeta Haaland

Sofascore mostra como o vikingol pode se tranformar no maior de todos OS ARTILHEIROS neste planeta - Pelé é de outra galáxia.

Por Mauro Beting

ESCREVE FELIPE MAZMANIAN

PLANETA HAALAND - O atacante que tem tudo para se tornar o maior artilheiro da história do futebol.

(Adendo do Mauro Beting: Pelé é de outro planeta - e tempo. Quando jogava mais partidas amistosas não contabilizadas do que torneios).

Haalandistas e Não-Haalandistas: esse texto não tem a menor pretensão de definir se Haaland é melhor (ou pior) que Adriano, Ronaldo, Túlio Maravilha ou Finazzi.

O objetivo por aqui é simples. Tratar do momento mais importante do futebol (o gol), ilustrar a fantástica fase de Haaland em números, e justificar porque o norueguês tem tudo para encerrar a carreira como o maior artilheiro em jogos oficiais da história do esporte.

Mas antes da projeção do futuro, vamos nos situar no presente.

Erling Braut Haaland. Já são mais de 200 gols com apenas 22 anos e alguns meses de idade.

Atributos físicos ideais para a posição. Atributos técnicos presentes nos maiores centroavantes que já vimos. Uma lista de recordes batidos que nem o Bomba Patch consegue deixar 100% atualizado.

O “Cometa” Haaland iniciou sua trajetória profissional no futebol norueguês em 2015-16 e já começou a enfileirar bolas nas redes. Mas foi na temporada 2019-20 que surgiu no cenário continental (e mundial) pelo Red Bull Salzburg, e esse é o nosso ponto de partida.

Para auxiliar nos levantamentos que iremos apresentar a seguir, utilizamos a base de dados completa do Sofascore, com quase 73.000 jogadores analisados no período.

Desde 2019-20, Erling Haaland marcou incríveis 183 gols incluindo jogos por clubes (Red Bull Salzburg, Borussia Dortmund e Manchester City) e pela seleção da Noruega. Em toda a base de dados analisada, apenas um jogador comemorou mais bolas na rede desde meados de 2019: Robert Lewandowski.

Separamos o TOP-10 dos maiores artilheiros nesse recorte, e na sequência poderemos tirar algumas conclusões.

“Mais gols marcados desde a temporada 2019-20”



Haaland tem uma distância considerável de 18 gols até o maior artilheiro do mundo no recorte apresentado. Mas preste atenção no número de jogos. Entre trocas de times e lesões pontuais, o “Cometa” disputou menos partidas do que todos os concorrentes. Mais do que isso, Haaland é o único da relação (e de toda a base de dados do Sofascore) com mais gols do que jogos. Uma média fantástica de uma bola nas redes a cada 75 minutos em campo.

O número bruto e brutal de gols já impressiona por si só. Mas levantamos mais algumas métricas para analisar como acontecem os gols do norueguês.

Tratamos agora da quantidade de ações com a bola que cada goleador precisa para balançar as redes. Ou seja, o quanto cada jogador precisa participar do jogo com a bola nos pés para marcar um gol.

E Haaland mais uma vez impressiona. A cada 26 ações do jogador, uma é gol. Em toda a base de dados do Sofascore, Haaland é mais uma vez superado por um único jogador: Bafetimbi Gomis, goleador do Galatasaray, com 1 gol a cada 25 ações com a bola.

Menos ações com a bola para marcar 1 gol:

1º Bafetimbi Gomis (25.2)
2º Erling Haaland (26.5)
3º Jamie MacLaren (29.1)
4º Júnior Negrão (32.2)
5º Odion Ighalo (35.7)

É claro que o contexto de cada jogador tem que ser analisado. O francês Gomis lidera o ranking, mas tem pouco mais da metade dos gols de Haaland. Marcou seus 97 tentos jogando principalmente na Arábia Saudita. A grande maioria dos jogadores que integram a parte de cima da lista não atuam em ligas consideradas fortes no futebol mundial.

Quando comparamos Haaland aos maiores artilheiros do mundo no período, o contraste fica muito maior. Lewandowski, por exemplo, faz um gol a cada 39 ações. Mpappé, precisa de 63 toques na bola para balançar as redes. Cristiano Ronaldo, um gol a cada 62.

Trazendo o comparativo para o futebol brasileiro, Gabigol faz 1 gol a cada 55 ações. Cano, 1 a cada 45. E Pedro, 1 a cada 43.

E sim. Essa métrica diz muito sobre o estilo de jogo de cada artilheiro. Parafraseando Adenor Leonardo Bacchi, o Tite, Haaland é definitivamente o tal do “Atacante Terminal”. Quando cai nos pés dele, o desfecho costuma ser o mesmo: a bola termina no fundo das redes.

Os números do “Cometa” ficam ainda mais impressionantes quando analisamos a qualidade das finalizações do atacante. E para isso analisamos três métricas fundamentais para quantificar o faro de gol do artilheiro.

- 63% de pontaria na finalização
- 58% de conversão de chances claras de gol
- 2,6 finalizações necessárias para marcar um gol

Nas três estatísticas, Erling Haaland tem números bem acima da média e figura entre os melhores entre os mais de 70.000 jogadores da base da dados do Sofascore. E trazendo o recorte para os 10 maiores artilheiros do mundo no período, Haaland não é superado por ninguém em nenhuma das métricas.

Para resumir: entre os maiores artilheiros dos últimos anos, Haaland tem a maior média de gols por jogo, a melhor pontaria na finalização, é quem melhor converte as grandes chances de gol, quem menos precisa chutar para fazer um gol e quem menos precisa de ações com a bola para marcar. Incrível. Mas ainda tem espaço para ficarmos ainda mais impressionados com o talento do norueguês.

Haaland construiu todas essas marcas entre os 19 e 22 anos de idade. Em três das quatro temporadas analisadas, atuou por Red Bull Salzburg e Borussia Dortmund, e só chegou na primeira prateleira do futebol mundial recentemente, com a transferência para o Manchester City.

Muitos esperavam dificuldades para o atacante se encaixar no modelo de jogo de Pep Guardiola. E esses muitos estavam certos. Haaland ainda busca o seu encaixe ideal e ainda está em adaptação. O mais impressionante disso tudo é que ainda assim, o “Cometa” melhorou praticamente todos os seus números desde que chegou a Manchester.

Soma 49 gols em 43 jogos na temporada, o maior artilheiro do mundo no período. Agora em um time mais estruturado, com modelo de jogo consolidado e que briga por todos os títulos que disputa, Haaland é com sobras o jogador que mais esteve envolvido em grandes chances de gol (67) em todo o mundo. E lembra daquele número de 27 ações com a bola para marcar um gol? Agora Haaland balança as redes 1 vez a cada 20 ações.

Os recordes têm sido batidos semanalmente, mas destaque para dois muito significativos. Haaland passou a ser o jogador a atingir 30 gols com a menor quantidade de jogos na história da Premier League e o jogador a atingir 35 gols com a menor quantidade de jogos na história da UEFA Champions League.

Com todas essas marcas absurdas e com a constante evolução nos últimos anos, é muito difícil imaginar que a máquina de fazer gols sofra um “downgrade” em sua carreira a partir de agora. Pelo contrário. A tendência é evoluir cada vez mais. No City ou em qualquer grande time que sonhe em contar com o talento de Haaland.

Agora vamos voltar para o futuro. Por que Haaland tem tudo para se tornar o maior artilheiro da história do futebol?

Primeiro falemos dos alvos a serem alcançados. Cristiano Ronaldo lidera o ranking com 834 gols oficiais na carreira. Lionel Messi soma 805 e acabou de igualar o austríaco Josef Bican na vice-liderança. Os dois veteranos vão servir de parâmetro para a nossa projeção.

Até completar 23 anos, o português não tinha alcançado nem 100 gols como profissional. Já o argentino, tinha pouco menos de 150 gols. Haaland ainda nem chegou a completar 23 anos e já tem mais de 200 bolas nas redes.

Em reta final de carreira, Ronaldo e Messi dificilmente chegarão aos 900 gols. Então vamos colocar essa meta para o “Cometa”. Para alcançar a marca, Haaland precisaria de mais 678 gols até se aposentar.

Por todos os números apresentados e pela tendência de os atacantes atingirem suas melhores marcas de gols em fases mais agudas da carreira, acreditamos que o norueguês vai ampliar ainda mais as suas médias. Mas sendo mais conservador, Haaland deve manter ao menos uma média de 1,1 gol por jogo.

Nessa projeção, o atacante poderia chegar aos 900 gols com aproximadamente 880 jogos na carreira. Algo extremamente possível no futebol atual. Cristiano Ronaldo já disputou mais de 1.100 jogos. Lionel Messi, já ultrapassou os 1.000.

E é claro que esse exercício de futurologia não é uma ciência exata. A carreira de um jogador profissional pode ter muitos percalços e o futuro é sempre incerto. No caso específico de Haaland, colocaríamos dois fatores como os principais adversários na busca da artilharia histórica: lesões e uma outra joia chamada Kylian Mbappé (mas isso pode ser papo para um outro futuro texto).

Mas analisando o meteórico surgimento de Haaland, a sua evolução constante nos últimos anos e o sentimento de que esse é só o começo de uma história ainda mais brilhante, o centroavante tem tudo para de fato se tornar o maior artilheiro da história do futebol.

Você deve ter percebido as aspas ao longo do texto em todos os momentos que citamos o apelido de “Cometa”. E vamos combinar? Talvez esse não seja o apelido mais coerente.

Pela definição astronômica, um cometa é o menor corpo encontrado sistema solar. Nada compatível com os quase 2,00 metros de altura e os mais de 200 gols de Haaland.

Indo mais a fundo, o apelido surgiu muito em função do Cometa Halley, astro que só pode ser visto na Terra em intervalos de 75 a 80 anos. Nada condizente com as quatro temporadas seguidas marcando mais de 40 gols atuando em times, ligas e contextos diferentes.

Definitivamente, Haaland não é mais Cometa. Haaland é Planeta!

ESCREVEUFELIPE MAZMANIAN

Confira todos os números de Erling Haaland na página do jogador no Sofascore: https://www.sofascore.com/pt/jogador/erling-haaland/839956

Mais Vistas