Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Ele é 10

Pelé só queria conhecer todo mundo que o conhecia no mundo todo

Por Mauro Beting

Pelé atendia a todo mundo. “Até a bola pedia autógrafo a Pelé”, já dizia Armando Nogueira. No evento da foto que apresentei com Rivellino, Rivaldo e Djalminha, todos estavam com a camisa 10. Até eu. Na hora da foto com os quatro, Pelé me escalou: “Mauro, fica aí no meio que você foi quem melhor usou essa camisa 10”. É a foto que inaugurou meu Instagram.

A minha história inesquecível foi em 1999. Quando Pelé soube então que o jornalista que encomendara a placa do Gol de Placa de 1961 era Joelmir Beting. A Globo fez o meio-campo e a reportagem no Fantástico. Participei levando meu pai ao escritório do Rei em SP. Quando então Pelé deu o maior prêmio à família. Meu pai ficou mais criança do que eu. De surpresa para o velho, Pelé deu ao autor da placa do Gol de Placa uma placa em homenagem do autor do gol. E a data do presente é a data de aniversário do Rei. Sim. Ele deu de presente ao meu pai no dia do aniversário do Édson.

A da foto. A da real humildade do Pelé que não precisava retribuir.

“Por que você trata todo mundo do mesmo jeito, sempre perguntando o nome, e dando autógrafo do ‘amigo’ Pelé”?, perguntei uma tarde tomando café (Pelé) com Ele.

“Dons Celeste e seu Dondinho me educaram a respeitar todas as pessoas. Sem elas eu não teria sido Pelé. Não importa quanto tempo leva. Tenho que atender todo mundo que sabe meu nome. Por isso eu quero saber o nome de cada um, Mauro”.

Mais Vistas